Correio Popular Notícia




Shopping cidadão ganha novo caixa eletrônico

Data da notícia: 01/08/2012
Foto:

>Mesmo com o aumento dos assaltos a terminais eletrônicos, a Caixa vem investindo em novos aparelhos em Ji-Paraná

(Josias Brito) A Caixa Econômica Federal, implantou o novo terminal eletrônico no Shopping Cidadão. O objetivo da instalação do caixa eletrônico, conforme o gerente geral da Caixa em Ji-Paraná, Cícero Bordone da Silva é dar maior opção e comodidade aos clientes do banco. O novo terminal eletrônico substitui o antigo que foi destruído por uma quadrilha de assaltantes no dia 23 de maio deste ano.
O gerente geral da Caixa em Ji-Paraná, Cícero Bordone disse que a demora para restauração do local e implantação do novo terminal foi devido a contração da empresa para realização da obra. ?Tivemos que abrir licitação para escolha da empresa que esta executando a obra de construção do local onde será colocado os novos caixa eletrônicos. A nova sala oferece mais segurança aos clientes. Os aparelhos que serão instalados no local, também terão novos equipamentos de segurança?, enfatizou.
Em Ji-Paraná só houve o registro de um caso de arrombamento de caixa eletrônico. Temendo novos atentados em terminais eletrônicos dos bancos no município, mesmo com ação diuturna da polícia nas ruas, os comerciantes resolveram retirarem os caixas eletrônicos de circulação. Menos de dez por cento dos caixas continuam operando?, afirmou o gerente da Caixa.
Conforme Cícero Bordone, é normal os empresários estarem com medo de terem um terminal eletrônico em seus estabelecimentos, pois acarreta mais responsabilidade e falta de segurança para as empresas. No dia 9 de abril de 2010, o CEUJI/ULBRA (Centro Luterano de Ensino), teve o prédio invadido por uma quadrilha de assaltantes que explodiram o caixa do Banco do Brasil e levaram todo o dinheiro. Desde o incidente, a instituição não aceitou mais a instalação de um novo caixa eletrônico no local.
Como a Ulbra, farmácias e supermercados de grandes portes em Ji-Paraná, estão pedindo a suspensão do serviço, temendo que sejam vitima dos assaltantes. ?Temos medo porque não se sabe o momento que eles vão agir, pois certamente eles vão explodir os caixas que ficam na parte da frente dos comércios. E isso é muito perigoso, tanto para nós funcionários, coimo para os clientes?, alertou um dos funcionários do supermercado.
O problema dos crimes cometidos contra os bancos e seus funcionários e clientes tem, de acordo com o SEEB (Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia), se tornado uma rotina no Estado, o que tem elevado o sentimento de insegurança para os trabalhadores e para a sociedade em geral. ?Só neste ano já perdemos a conta de quantos assaltos e explosões a caixas eletrônicos aconteceram no interior e na Capital. Para piorar a situação, agora os bandidos parecem não temer nenhuma ação das autoridades e, de forma ousada, assaltam, arrombam e ainda levam as pessoas como refém, num quadro de medo que se instalou dentro e fora das agências?, avalia o presidente do SEEB/RO, José Pinheiro.

FALTA DE SEGURANÇA - Para o sindicalista, essa tendência sinistra tem se elevado devido à falta de segurança pública nos municípios mais afastados da BR ou com pouca ou quase nenhuma presença de policiais. ?Exigimos que o governo de Rondônia tome uma atitude mais enérgica e imediata, a fim de alocar mais policiais militares e civis para os municípios que viraram palcos favoritos dos criminosos. Além disso, os bancos também contribuem com a ação dos criminosos indiretamente, já que é notória a realidade de que estas instituições financeiras insistem em não cumprir com os pontos da Lei Estadual 2.530/2011, que trata da segurança bancária. Os bancos precisam instalar os mecanismos de segurança, como portas giratórias com detector de metais, biombos nos caixas, vidros blindados e câmeras de alta resolução para a vigilância interna e externa 24 horas por dia. Só assim os bandidos se sentirão mais intimidados antes de cometer algum crime nos bancos e fora deles?, acrescenta Pinheiro.

Fonte:






Noticia vista 1271 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.